Amor, Fidelidade, Parcerias, Intrigas
Com seus numerosos tons esfumaçantes, o Rubi harmoniza perfeitamente com a personalidade de quem a usa, simbolizando a moderação. Tem o poder de trazer amizades, aumentando a felicidade conjugal. Acredita-se que afasta a dissolução, traz amabilidade, protege dos diversos venenos, das picadas de insetos, evitando-se infecções. No campo profissional, pode ser de grande auxílio e abrir portas para o sucesso. Os Romanos acreditavam que o Rubi trazia coragem e ao mesmo tempo temor.
O rubi sempre foi admirado como pedra preciosa e utilizado como gema em joalharia. Na Índia o rubi é chamado ratnaraj, que significa “senhor das pedras preciosas”. De acordo com a lenda hindu, o rubi vermelho surgiu a partir de um diamante quando uma rainha foi assassinada e o seu sangue cobriu o diamante e todas as pedras iguais a esta. O rubi estava associado ao calor e à paixão e eram considerados valiosos por manterem a saúde do corpo e da alma.
Era também utilizado para evitar perdas de sangue e doenças do sangue. Os hindus por vezes incrustavam rubis na pele pois acreditavam que isto os iria proteger contra as feridas provocadas por setas.
Ainda hoje se acredita que o rubi favorece a circulação sanguínea e o coração. Também se crê que no amor faz com que este sentimento se torne sublime e grandioso, alcançando todo o universo.